quinta-feira, 30 de outubro de 2008

As Esteiras de Bunho

Esta actividade surgiu por um acaso depois de uma conversa com os alunos do 3º ano da turma sobre as tradições locais da freguesia em que vivem: Veiros. Uma aluna referiu que a avó ainda fazia as tradicionais Esteiras de Bunho, que durante muitos anos tiveram uma importância na economia e também serviam de moeda de troca da população local. Como a maioria dos alunos desconhecia as Esteiras de Bunho, tive a iniciativa de fazer um convite à avó da aluna do 3º ano, para que esta viesse à escola e mostrasse como se faz a esteira e explicasse quais as finalidades da mesma. A avó da aluna aceitou prontamente e assim convidei toda a escola para assistir a esta actividade. Quase todos os alunos mostraram interesse em participar na elaboração da esteira, com a supervisão das duas senhoras que se deslocaram à escola, e estiveram sempre muito interessados ao longo de toda a actividade.





O meu agradecimento especial à Dona Rosa Afonso Pires e Dona Albina Rosa Pires Os alunos também participaram na realização da esteira...

O efeito final é este:

Após inquéritos feitos a alguns avós elaboraram o seguinte texto:
Há alguns anos, um grande número de mães Veirenses , mais pobres, dedicavam-se ao fabrico das esteiras.
Os filhos, em idade escolar, ajudavam as mães fazendo diariamente muitos metros de bracinha para entrelaçar o baínho. Esta bracinha era posteriamente cortada em braçadas, que correspondiam ao tamanho das esteiras. A bracinha cortada em Braçadas era empedrada e colocada no cavalo das esteiras, em número de seis ou oito cordas.
Faziam-se duas espécies de esteiras, grossas e finas. As grossas eram utilizadas para estender no chão para que todos os membros da família pudessem cear em volta de uma travessa ou para estarem sentados ao serão.
As finas, feitas em maior quantidade, eram vendidas à dúzia ao fornecedor do baínho que normalmente era dono de uma mercearia.
Com o dinheiro da venda, iam descontando o custo do Molho do baínho e comprando pequenas quantidades de alimentos (pão, café, açúcar, arroz, massa) e outros bens como: o petróleo para o candeeiro, o sabão para a roupa, conforme as necessidades do dia – a – dia.Os comerciantes das esteiras vendiam-nas a fabricantes.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dia Mundial da Alimentação



O Dia Mundial da Alimentação é uma actividade prevista no Plano Anual de Actividades da escola. O dia de aulas foi todo dedicado ao Dia Mundial da Alimentação, onde se realizaram várias actividades transdisciplinares.
Comecei o dia por lhes ler um relatório da Defesa do Consumidor (DECO) acerca dos pequenos-almoços das crianças. Este relatório serviu de partida para um debate sobre as preferências alimentares de cada um. A turma também visualizou um vídeo que existe no site da DECO que ilustra a “luta” entre os alimentos saudáveis e os “maus alimentos”. De seguida analisámos a Roda dos Alimentos Ideal e desenhámos a “Roda dos Alimentos realista” de acordo com as descrições dos alunos acerca das suas refeições. Verificaram que têm de fazer muitas alterações na sua dieta se querem ser mais saudáveis.
De seguida leram o conto “ A Princesa que não gostava de sopa”. Foi feita a exploração oral do conto e fizeram um resumo e uma ilustração do mesmo.
Ensaiaram a música “Vá lá Come a Sopa” do Avô Cantigas para mais tarde apresentarem ao resto da escola.
No final do dia houve uma pequena festinha com todos os alunos da escola onde apresentaram a canção que ensaiaram e assistiram às apresentações das outras turmas.








sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Dia Mundia da Música

O Dia Mundial da Música é uma actividade prevista no Plano Anual de Actividades da escola. Durante este dia, para além das actividades normais previstas no horário, os alunos realizaram actividades de Expressão Musical (cantaram músicas e tocaram flauta). No período da tarde, e após acordo e preparação prévia com o Professor de Música das AECS, este fez uma pequena apresentação de músicas com violino e com teclado a todos os alunos da escola. Os alunos também participaram e mostraram muito interesse.
Foi realizado um vídeo e foram tiradas várias fotografias mas o cartão de memória da máquina danificou-se.

As nossas regras da sala de aula

As nossas regras são importantes para que tudo corra bem dentro da sala de aula... às vezes esquecemos algumas... mas estamos a melhorar!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O porquê deste Blogue...


Num ano em que as novas tecnologias chegam à escola de um modo mais abrangente, com o seu exponente máximo no Magalhães, o estudo e a utilização efectiva de hardware e software por parte dos meus alunos pareceu-me no timing perfeito. Assim, e no âmbito da Área de Projecto desta turma em particular, pareceu-nos importante que o manuseamento de um computador, de uma máquina fotográfica, de um digitalizador, etc., poderá contribuir para o desenvolvimento de um “saber ser” mais actualizado.

Este espaço será, inicialmente, orientado por mim, no entanto, o objectivo maior é o de criar uma autonomia gradual nos alunos para que eles realizem todo o processo, desde a execução de um trabalho até à apresentação desse trabalho na Internet.

Todo o material digital, fotografia e vídeo, onde apareçam os alunos na realização de actividades tem a devida autorização dos Encarregados de Educação.


Como este espaço é da turma e da comunidade que a envolve esperamos, se assim desejarem, que contribuam com ideias e sugestões.


O nosso email é : turmadopinheiro@gmail.com


Desejos de um bom ano lectivo a todos os alunos e colegas.
O professor
JMS