quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

: Será que a forma da plasticina influencia o seu comportamento na água?


"No dia 06 de Janeiro de dois mil e nove a Turma do 2º e 3º anos de escolaridade do Ensino Básico do 1º Ciclo da Escola do Pinheiro em Veiros teve outra actividade prática sobre o comportamento dos objectos em líquidos. As finalidades desta actividade eram:
1 - Prever factores que podem influenciar o comportamento (flutuação/afundamento) da plasticina na água;
2 - Identificar o efeito da variação da variável independente (forma da plasticina) na Flutuação/não flutuação do objecto (variável dependente).

Relembrando com os alunos a recente experiência feita sobre a forma da batata e o seu comportamento na água, partimos para esta actividade de teor investigativo, destacando o factor forma da plasticina como factor passível de influenciar (ou não) o seu comportamento na água da torneira. Relembrando que na experiência feita recentemente com a forma utilizando batatas, para “dar” a forma de barco à batata tivemos de retirar massa (peso) da batata e isso a tornou mais leve. Então perceberam que na plasticina não teriam que alterar a sua massa apenas a forma, como inicialmente se pretendia.(...)
(...) Através de algumas questões, nomeadamente, “ Será que uma plasticina com a forma de um barco afunda/flutua? E com a forma de uma bolacha?” fez-se o levantamento e registo das ideias prévias dos alunos relativamente ao factor forma da plasticina. Os alunos, como tinham bem presente a experiência feita com a forma da batata, opinavam que apenas a plasticina com a forma de barco iria flutuar, no entanto, sete dos dezanove alunos afirmavam que todos os objectos iriam afundar (...)



(...)Terminada a execução da experimentação de acordo com o planeado, prosseguimos com a confrontação das ideias prévias dos alunos/grupos, comparativamente com o observado, relativamente ao comportamento da plasticina com formas diferentes. Os alunos, relembrando aquisições anteriores facilmente respondiam que a plasticina com a forma de barco flutuou porque tinha a caixa-de-ar. Deste modo, os alunos conseguiram transpor os conhecimentos construídos anteriormente para uma nova situação problemática.




Texto retirado da descrição de Aula do Professor João Miguel Silva no âmbito da Formação do Ensino Experimental das Ciências No 1º Ciclo

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