"Contexto de exploração
A preparação de alimentos em casa é familiar às criançasdesde muito cedo e pode, por isso, constituir-se comocontexto favorável à observação do comportamento deobjectos.Por exemplo, as crianças poderão já ter visto que as batatase as cenouras quando colocadas num recipiente com água,afundam e que os nabos e asmaçãs flutuam.Contudo, este contexto, por ser familiar, tem características(o tamanho dos recipientes, o volume de água utilizada, otipo de água utilizada...) que poderão, aos olhos das crianças,funcionar como condicionantes para a explicação doscomportamentos observados. Assim, é frequente encontrarcrianças que consideram a pouca quantidade de águaexistente no recipiente como justificação para a nãoflutuação de um objecto, nomeadamente da batata, eadmitem o aumento da quantidade de água como factor passível de permitir a flutuação. Este raciocínio de tipo causal, sendo característico da faixaetária considerada, poderá ser questionado pela própriacriança quando confrontada com situações em que as suasprevisões não venham a ser confirmadas. De facto, aactividade que a seguir se descreve, tal como outras deíndole semelhante, permitem criar conflito entre aquilo queé previsão baseada numa relação causa-efeito e os dadosobservados numa experimentação desenhada com aintenção de questionar essa relação causal.Além disso, nas suas brincadeiras na água, perante umobjecto que flutua, por vezes, as crianças tentam fazê-loafundar empurrando-o com a mão para baixo ou mesmocolocando-se em cima dele (como acontece com os colchõesde ar). De igual modo, perante um objecto que afundatentam mantê-lo à superfície da água, colocando a mão sobo objecto, retirando-a ao fim de algum tempo.Estes contextos podem constituir-se como mote para aexploração dos factores que influenciam o comportamentode objectos na água." In Martins, Isabel P.Explorando objectos... flutuação em líquidos / Isabel P.Martins et al. - (Ensino Experimental das Ciências nº 1)
A preparação de alimentos em casa é familiar às criançasdesde muito cedo e pode, por isso, constituir-se comocontexto favorável à observação do comportamento deobjectos.Por exemplo, as crianças poderão já ter visto que as batatase as cenouras quando colocadas num recipiente com água,afundam e que os nabos e asmaçãs flutuam.Contudo, este contexto, por ser familiar, tem características(o tamanho dos recipientes, o volume de água utilizada, otipo de água utilizada...) que poderão, aos olhos das crianças,funcionar como condicionantes para a explicação doscomportamentos observados. Assim, é frequente encontrarcrianças que consideram a pouca quantidade de águaexistente no recipiente como justificação para a nãoflutuação de um objecto, nomeadamente da batata, eadmitem o aumento da quantidade de água como factor passível de permitir a flutuação. Este raciocínio de tipo causal, sendo característico da faixaetária considerada, poderá ser questionado pela própriacriança quando confrontada com situações em que as suasprevisões não venham a ser confirmadas. De facto, aactividade que a seguir se descreve, tal como outras deíndole semelhante, permitem criar conflito entre aquilo queé previsão baseada numa relação causa-efeito e os dadosobservados numa experimentação desenhada com aintenção de questionar essa relação causal.Além disso, nas suas brincadeiras na água, perante umobjecto que flutua, por vezes, as crianças tentam fazê-loafundar empurrando-o com a mão para baixo ou mesmocolocando-se em cima dele (como acontece com os colchõesde ar). De igual modo, perante um objecto que afundatentam mantê-lo à superfície da água, colocando a mão sobo objecto, retirando-a ao fim de algum tempo.Estes contextos podem constituir-se como mote para aexploração dos factores que influenciam o comportamentode objectos na água." In Martins, Isabel P.Explorando objectos... flutuação em líquidos / Isabel P.Martins et al. - (Ensino Experimental das Ciências nº 1)
A segunda experiência que realizámos pretendia:
-Prever factores que podem influenciar o comportamento(flutuação/afundamento) da batata na água;
- Identificar o efeito da variável independente - peso(massa) - na flutuação/não flutuação.
Partindo das concepções prévias de cada aluno, foi-lhes pergundado se três batatas de pesos diferentes poderiam flutuar numa tina com água da torneira. As respostas foram muito variadas:
- Afundam todas!
- Afunda a mais pesada!
- Não afunda nenhuma! (...)
As crianças começaram por preencher a Carta de Planificação baseada na Questão - Problema e concluíram com a experiência.
Preenchimento da Carta de Planificação
Pesagem das batatas
Chegaram à conclusão que todas as batatas afundavam e como tal responderam à questão problema: O peso das batatas não infuencia o seu comportamento na água.
Mas será que o tamanho da batata - Volume - influencia? Veremos para a próxima!
Parabéns aos professores e alunos da EB1 de Veiros. Espero ver mais actividades realizadas no âmbito do Ensino Experimental das Ciências.
ResponderEliminarContinuação de bom trabalho.
Isabel Almeida
parabens a todos os alunos e aos professores por ensinarem a fazer experiencias...
ResponderEliminarespero que continuem beijinhos para todos...
jessica...
Professores e alunos da EB1 de Pinheiro, Veiros:
ResponderEliminarTenho estado atenta ao que têm andado a fazer no âmbito da temática flutuação e, agora, estou mesmo curiosa por saber a resposta à vossa nova questão: Será que o tamanho (volume) da batata influencia o seu comportamento em água (da torneira)?
Bom trabalho.
Isabel Almeida
Professores e alunos de Veiros, como vão esses trabalhos práticos sobre a flutuação? E a avaliação dessas aprendizagens? Fico a aguardar notícias, pois sei que já realizaram outras actividades e não as vejo aqui!
ResponderEliminarIsabel Almeida