A pergunta estava lançada desde a última experiência... Será que o tamalho da batata influencia o seu comportamento na água (da torneira)? Bem... já sabemos que o peso não influencia, ou seja, tanto afunda uma batata pesada como uma batata leve, mas o tamanho?
Metemos mãos à obra e começámos por preencher a carta de planificação com a questão problema que se impunha: Pedaços pequenos de batata podem flutuar na água?
Tinhamos uma ideia que todos partilhavam... achavamos que os três pedaços "maiores" iam afundar e apenas o mais pequenino, acreditem. era mesmo pequenino, ia flutuar.
Que será que vai acontecer?
A espectativa era muita e lá começamos nós pelos pedaços maiores e fomos vendo que afundavam.
Todos ansiavam chegar ao pedacinho mais pequenino, que quase era imperceptível.
Será que a pequenina..?
E surpresa...Também afundou... ficámos todos admirados, pois, como o pedaço da batata era tão pequenino, pensávamos que iria flutuar...
Resta-nos concluir com a resposta à questão problema: Os pedaços pequenos de batata afundam na água, tal como os grandes.
Todas no fundo...
Mas se tivessemos mais água no recipiente a batata poderia flutuar... lembrou-se a Isabel... a ver vamos...
Aprendi no 1º ano a não dizer peso mas sim massa!
ResponderEliminarAprendeu muito bem.. mas esta experiência era sobre o VOLUME (tamanho) e não sobre a massa (peso). Certo?
ResponderEliminarSou a mae do ze perdo gostei muito da passagem de modelos,eles jingavam-se todos cheios de vaidade. beijinhos para a turma toda.
ResponderEliminarÉ de louvar esta experiência pois abraça três pontos essenciais na aquisição do conhecimento.
ResponderEliminarO primeiro cativa os intervenientes prendendo assim a sua concentração.
O segundo abre caminho para uma permanente busca de conhecimento através da experiência.
O terceiro permite que o formador consiga revelar os conhecimentos teóricos a um público preparado para os absorver na íntegra