sábado, 22 de Novembro de 2008

Junta de Freguesia de Veiros

Vimos por este modo agradecer ao Presidente da Junta de Freguesia de Veiros, Sr. José Fernando Henriques, a oferta de vários itens (bandeira, pin, etc) do Brasão da nossa freguesia. Com estes materiais pudémos estudar melhor a disciplina de Estudo do Meio e ficámos a conhecer melhor a nossa terra. Aproveitamos para explicar aos nossos leitores o simbolismo do brasão de Veiros.
Armas – Escudo de ouro, faixa ondeada e de três tiras veiradas em onda, acompanhada em chefe de um livro de prata (que representa a o livro de S. Bartolomeu), realçado de vermelho, carregado de uma faca (que representa a faca de S. Bartolomeu) com lâmina de vermelho e punho negro, posta em faixa; em contra-chefe, um sobreiro arrancado (representativo do sobreiro de S. Geraldo, com cerca de 600 anos). Coroa mural de prata de três torres. Vistel branco, com a legenda a negro “Veiros – Estarreja”.
Bandeira – De vermelho. Cordão e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.
Selo – Circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. Á volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres: “Junta de Freguesia de Veiros – Estarreja”

Sem comentários:

Enviar um comentário